O atual Colégio Gentil Bittencourt na junta da Magalhães Barata com Av. Nazaré, Bairro Nazaré, é um modelar estabelecimento de ensino confiado à proficiência das religiosas Filhas de Sant’Ana. Compreende orfanato e pensionato, este com os requisitos necessários ao funcionamento dos cursos primário, ginasial, colegial e pedagógico. Essa divisão foi estabelecida a fim de auxiliar a melhor manutenção das meninas pobres internadas no orfanato.
No governo Lauro Sodré o engenheiro Vitor Maria da Silva foi incumbido de realizar a planta pra levantamento do prédio onde hoje funciona o colégio à avenida Independência.
panoramio |
turismo.ig.com.br |
Em 1897 continuando as obras, foi mudada a denominação para Instituto Gentil Binttencourt em homenagem a esse político que fora vice-governador e provedor do estabelecimento. Em 1905 foi entregue à competente das religiosas Filhas de Sant’Ana, como felizmente, até hoje acontece.
O colégio é fruto do auge da borracha na Amazônia. Foi fundado pelo bispo católico Dom Manuel de Almeida de Carvalho em 10 de junho de 1804. Reformado pelo então governador Augusto Montenegro em 1904 e dado à administração das irmãs italianas Filhas de Sant'Ana, o internato era previsto apenas para mulheres. É o prédio educacional mais antigo do Brasil em funcionamento, com mais de 200 anos, e que tem reconhecimento internacional pela sua excelência em educação. Em 1972 passou a ser misto e hoje incorpora a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Em 2003 ganhou o Prêmio Qualidade Brasil como melhor colégio do norte do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário