A história do Palácio tem início com um audacioso plano do Marquês de Pombal, um dos grandes ministros do rei D. José I. A idéia era transferir a corte portuguesa para Belém, mas para isso seriam necessárias obras de infra-estruturar na cidade. Durante a Era Pombalina, a residência dos governadores estava em ruínas e os administradores moravam e despachavam em casas alugadas, por isso era fundamental a construção de uma moradia adequada para o rei no atual Centro Comercial de Belém.
skyscrapercity |
A construção começou em 1768, três anos depois, em 21 de novembro de 1771 estava concluída. O projeto arquitetônico - as flores desenhadas nas vidraças do prédio, as imponentes escadas e o piso em mosaico talhado a mármore, é do celebrado arquiteto italiano Antônio Landi .
Embora não tenha servido ao rei, que morreu em 1777, o Palácio serviu de morada aos governadores do Estado por mais de 220 anos, até ser transformado em sede do Museu do Estado do Pará, em 1994. Construído para uma majestade, o palácio hoje fica aberto ao público como um dos mais significativos espaços de preservação de identidade histórica e cultural paraense
Nenhum comentário:
Postar um comentário